domingo, 27 de janeiro de 2013

Idolatrias, modernidade dos desvios

.
Lucas 12.34.Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Ezequiel 14.3. Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração.

Vivemos em um mundo que surgem ídolos a todo momento, fora aqueles que buscamos criar e tornar objeto de veneração, atenção, e de sutil forma,  adoração. O mundo tem produzido coisas "insubstituíveis", na vida do ser humano, coisas fundamentais, que não podem faltar. Ídolos dentro de nossos corações, e aí?

Interessante até mesmo: Fidelidade a marca de empresas,  produtos e ideias fixas, gerando o conceito de insubstituibilidade em nossas vidas. Os donos de nossas vidas estão por todo lado. Se você não vota você não é brasileiro, se você não compra tal marca você não está na moda, se você não vai em tal Igreja você não crê em Deus, e assim se vai nossos líderes dominando nossas vontades e objetivos.

Passou-se na história a época dos ismos, até mesmo "Cristianismo, que substituiu O CAMINHO, deixado por Jesus e seus apóstolos",  pregado por Jesus e citado pelos apóstolos, e dito por aqueles que dizem ser os únicos que seguem os ensinamentos de JESUS, que agora é Cristianismo.

Será que não precisamos ter uma visão mais apreciativa sobre tais comportamentos? Julgo haver pessoas que buscam um melhor CAMINHO, diariamente estão avaliando, analisando, julgando, discernindo e tomando decisões sobre a melhor forma de se conduzir nestas veredas, nestas estradas com atalhos e muitos desvios.

Temos  que estudar, e muito! Será que agora não estamos na era da "latria"? - Culto, adoração, veneração, honra excessiva.  Na bíblia há um receituário de princípios fundamentais embora muitos tem procrastinado tais atitudes, porém o ensino bíblico tem que estar constantemente sendo degustado pelos nossos sentido do aprendizado e reaprendizado, pois os mesmos servem em todos os ângulos
de nossas vidas. a BÍBLIA, para quem acredita é um sabonete para alma, tem que se lavar todos os dias,
senão os virus, a bactérias, e os vermes do pecado se proliferam.

Voltando ao caso da idolatria, vemos claramente que existe hoje um grande leque de derivações analíticas e até neologismo de significação.

No dicionário que é a fonte básica das informações do idioma; encontramos: Idolatria como sendo afeto excessivo  culto, adoração, veneração, honra excessiva, exagero de amor, venerar acima do normal. Será que fora só naquela época, a muito tempo? Hoje não?

Antigamente vemos claramente na história que existiram reis, líderes políticos e religiosos que chamavam-se  senhores. Titulos como: Ao grande Rei, A vossa majestade, e outros termos que demonstravam nada mais que a extrema capacidade do ser humano em ser ridículo. 

Será que mudou muito ou transformamos a sociedade em um centro de adoração, veneração ao fútil e inútil?
Será que as coisas mudaram para melhor ou aprofundou-se muito mais a idolatria a nulidades, cerceando nossa visão e nos deixando presos às grades do sistema? Deixando-nos cegos no presente e sem visão de futuro, é,  poucos querem saber. A coisa ficou estratégica, estudada, profunda, e muitos gostam disto porque assim dá para dissimular.

A idolatria é algo que exerce poder, influência, dominação, é regida por ferramentas.  Coloca-se em soberania sobre nossa vida, nosso dia, nosso tempo. Exige atenção, aplicação exagerada, torna-se senhora de nosso tempo, nos engana parecendo que estamos ganhando tempo, mas no fundo perdendo até mesmo. E aí ?

Vamos analisar algumas coisas que podem virar ou ja estar sendo IDOLATRIA em nossas vidas ?

Dinheirolatria, Carrolatria, Futebolatria, Tecnolatria, Biblialatria (ter bíblia mas não estudá-la), salvalatria (queremos Deus só para nos salvar), bençãolatria (se Deus não me abençoar, não tem como), placalatria, liderlatria. Sem falarmos dos ególatras, cheios de egos, eu...eu ...eu.

Ídolos se interpõem na inteligência, bloqueando o caminho de nosso desenvolvimento junto a verdadeira adoração, o verdadeiro objetivo. Hoje há tanta idolatria que se idolatra até a mentira. Até falar verdade é falta de educação. Para tudo tem hora, mas na hora da verdade os relógios nunca marcam a hora certa.

Precisamos sim do mundo, estamos no mundo, gostamos do mundo, vivemos coisas do mundo, somos mundo, vamos avaliar os comandos de nossa vida. Pois a natureza e todas as coisas foram criadas por Deus. Não; não são todas as coisas,  tem muita coisa criada pelo homem para satisfação do mundo Comercial, político e religioso. Principalmente para satisfazer nossa fantástica ignorância. Então estejamos atento, vamos estudar.

Tudo me é licito mas nem tudo me vale a pena, lá naquela época alguém com muita sabedoria e propriedade  já nos deixou este legado escrito, porque jogá-lo fora? Porque perdermos este manancial de conhecimento e prática? Vamos estudar, estejamos atentos a toda maquinação, pois vivemos na fé e na esperança. A que, a QUEM vamos cultuar ? Onde estão os verdadeiros e reais valores ?

Há isso é confuso! Realmente é enrolaram "o caminho", criaram desvios, atalhos, dificuldades, facilidades, e até líderes e mais líderes. Ainda bem que existe um livro Chamado Bíblia Sagrada onde está escrito.


Vamor levar-nos mais a sério ? Vamos estudar o manual de Deus aos homens ? Tanta latria !!!

Elvio Antunes de Arruda
elvioaa2005@gmail.com

Mais pesquisas:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Idolatria

QUE DEUS ABENÇOE SEU CAMINHO !






2 comentários:

Unknown disse...

Concordo com tudo que você disse. Vivemos em um mundo que os valores estão mudados. Amamos mais nossos ídolos pessoais ou criados pelos homens do que a Deus.

Unknown disse...

Obrigado pelo seu comentário, espero ter coloborado com vc. Grato, volte sempre !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...