terça-feira, 9 de julho de 2013

O que é fé?

Precisa-se ter fé. Será que fé é a mesma coisa que crer?

Segundo o Dicionário Aurélio da L.P, entre outras definições encontramos: Firmeza na execução de um compromisso, confiança, certeza. A mesma palavra sofre outras variações, conforme sua aplicabilidade.
Ex: Dar fé a, acreditar, crer
      Dar fé de, testificar, afirmar
      Dar por fé, afirmar, garantir
      Ter fé em, acreditar.

E muito mais definições ao verificar o dicionário. Uma série de definições e indicações de uso. Inclusive a crença religiosa, dogmas e doutrinas.

E para você o que é fé? Será que é certeza? Por eu ter certeza, isso significa ou dá autenticidade a que penso ou deixo de pensar?

Qual sua fé? Sempre indica qual sua religião, ou em que e como acredita ou manifesta tal crença, ou tal determinação. Muitos apenas chegam até aí e pronto.

Já ouvi dizer que fé é a certeza. Fidelidade a que se almeja, fidelidade à palavra. Será que alguma religião nos concede base e fundamento para que a fé seja realmente autêntica? Ou apenas é um mero consolo pela nossa inconstância de propósitos, ou mesmo uma vida sem objetivos e claro direcionamento.

Vamos mais a fundo: Fé é o inverso do caos, fé é sentir que : Se estou aqui é para fazer o melhor, presenciar o melhor, edificar a mim e aos que estão ao meu lado, ser útil ao proposito do existir.
A fé fundamentada provém de certificar, avaliar, pesar, analisar, basear, fundamentar, raciocinar e adquirir uma filosofia de vida, um objetivo claro e definido. A falta de filosofia e claros objetivos nos faz hipócritas.
Ou como um barco, cheio ou vazio, perdido nas tempestades da vida.

Muitos condenam a fé alheia e com relativa razão, quantos creem sem fé, crê em facilidades, e muitas vezes crer anula o pensar. O medo de pensar, aceitar facilmente a acomodação. Aceitar premissas sem fundamentos como verdadeiras, permitir ser mentipulados por outros.

Se acredita que a Bíblia é uma bussola, então é importante ler, avaliar, analisar, examinar. Se não seremos apenas como folhas ao vento de conversas alheias. Nossas persistências e desistências, crenças ou descrenças.

Caminhar na fé é buscar elementos, fundamentos, para que a certeza seja reforçada e fundamentada, tanto a fé religiosa ou a fé da descrença, tem que CAMINHAR, tem que seguir. Existe até alguns que dizem que a morte é o fim de tudo, bem se esta é a fé que A este conduz.

Lendo o livro Habacuque de Silas Daniel - pag.101 observei a citação:

"A fé é a coisa mais revolucionaria do mundo, é  o que nos faz vencer as pressões do caos"

Fé é a conquista da certeza é caminhar na reconstrução, da busca, do significado e sentido do existir, e não acomodação em "crenças engessantes da mente", facilidades imaginárias". FÉ É A CERTEZA, O DOM DADO POR DEUS, ISTO É DETERMINAÇÃO INDIVIDUAL. PROPÓSITO, OBJETIVO.
Fé é comprometer-se é ter compromisso com objetivos. Crer é talvez um achar, acreditar, Um pode ser, "maizomenos".
Infelizmente muitas crenças, e lideres nos leva a subtender, que Deus não gosta de quem pensa, pergunta, quer saber, tem senso critico (saber avaliar). Mas os Bereanos eram mais nobres, porque examinavam as escrituras.....
Elanklever
QUE DEUS CONCEDA MUITA FÉ E BENÇÃOS EM SEUS CAMINHOS !!!
Jeremias 29:13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Se desejar ler mais, veja este link, neste blog:
http://busqueocaminho.blogspot.com.br/2013/07/o-caminho-jesus.html











Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...