quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Discussões, debates - 1ª Tim. 6:3-10 -

O quer dizer contendas? Há diversas definições de contenda no dicionário da língua portuguesa. Eis algumas:
Debate, altercação, controvérsia, peleja, guerra, contraposição, discussão, inclusive a palavra luta.
Para que e para quem servem as contendas? Será que se eu contender com alguém que não professa a mesma fé que eu, a mesma comunhão com o que penso, como penso, porque e para que, esta pessoa tornará meu aliado de fé?

Se eu creio que a Bíblia é a escrita fundamental para aquilo que eu creio, será que outra pessoa tem as mesma convicção? Ou tem a mesma leitura e conhecimento? Quantos discutem algo que hoje tem plena convicção, e no amanhã não sabe mais nada e nem querem saber?

Há muitas divisão de formas e interpretação, será que a minha é a única, e muitas vezes nem é de ninguém, é de apenas um ensino que aceitamos sem contestação, formas diferentes de entendimentos e desentendimentos. Até mesmo o significado de muitas palavras, frases já não é de tão fácil interpretação, ou mesmo tem sentidos diferentes para diferentes níveis de estudo e conhecimento.
Agora convencer outra pessoa sobre a conversão de propósitos de vida, objetivos e fé, com discussões, contendas, agressões. Quando muita gente não crê na existência de "deus", na forma em que muitas religiões, filosofias, doutrinas ensinam. E muita gente quer impôr seus pontos de vista, ou pontos sem vista nenhuma.

Se assim fosse, não haveria centenas de seitas, religiões, filosofias, crendices, práticas e descrenças. Cheias de razão.O apóstolo Paulo na carta a Tito nos oferece a seguinte citação: Tito 3:9. "Evita discussões insensatas". Bom mesmo é ler o capítulo todo. Não vou criticar ninguém porque não é tão fácil assim, mas faz parte do treinamento, preparação para o Reino de Deus.

A bíblia cita que quem convence o homem do seu pecado, erro é o Espírito de Deus, João 18:8. É interessante notar que as contendas não são brigas, mas o modo de ver, conceitos, religiosidades diferentes torna a situação insustentável. Virando agressividade, e depois remorso.

Novamente cito: O apóstolo que enfrentou tantas dificuldades, contrariedades, altercações, perguntas, sempre buscou levar ao bom senso. Em Tito 3:2 cita: Não difamem ninguém, nem sejam altercadores, mas cordatos, dando prova de toda cortesia, para com todos os homens. É fácil?

Não, e não mesmo, mas precisamos treinar muito, e buscar a Deus. Uma das principais coisas que devemos abandonar são nossos conceitos religiosos, que nos faz deixar de lado O Caminho, pregado por Jesus e Paulo, e todos os apóstolos.

Peça, ore a Deus, para que todos possam encontrar O Caminho em meio a tantas religiões,seitas, placas, doutrinas,e hoje "líderes". Precisamos pedir ao ES, e a Jesus que nos dê a fé de que, o sinceros de coração busquem e sigam o CAMINHO. Novamente, não fácil, mas é assim que está na Bíblia.
Muitos entram em discussões, contendas, porfias, peleja, briga, inclusive com ofensas.

 Depois ficam pesarosos. Melhor mesmo é pensar antes, refletir. Estudar muito a palavra, pedir mansidão. Infelizmente muitos não querem aprender. Fora aqueles que perguntam apenas para ver a reação do dito SEGUIDOR. Sejamos sábios em Cristo. Tiago 3:13 - Expressa sobre a sabedoria.

Ao CAMINHARMOS com e em Cristo teremos que aprender a superar obstáculos. Nossa regeneração, e ainda suportar uns aos outros, mas....Vamos Caminhar ?!

Que Deus abençoe Ricamente seu CAMINHO !!!

Elvio

Um comentário:

Unknown disse...

Sem dúvida entrar em contendas, debates por concupiscência, pensando em ganhar..., é vaidade; é um caminho rápido para perder a paz. É necessário boa vontade"paz na terra aos de boa vontade" disse o Cristo, desejo de ajudar verdadeiramente... para discutir com dois ou mais, com quem deseja elucidar-se com o irmão. Colocar e aceitar luz que vem do alto é bem diferente!!! não envaidece, mas edifica(evolui)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...