segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Jesus perdoou os 2 Ladrões na cruz?

.
Jesus perdoou ...

Arruda, Elvio Antunes de

"Juízo: capacidade de busca e equidade no pensar e refletir” – Elank Lewer. Avaliar a si antes de expressar acusação e ou perdão, vezes quem precisa do perdão é aquele que  diz estar perdoando, usando a expressão "perdão" para manter-se em posição de  doador, ofertante da graça  e NÃO ESTAR precisando do mesmo, todavia vezes nos julgamos o sabe tudo, o proprietário das razões.

Acaso a Bíblia cita que Jesus perdoou os 2 ladrões da cruz? Tanto o arrependido quanto ao escarnecedor? Jesus prometeu o Paraíso para ambos? – Muitas religiões ensinam o perdão amplo e incondicional, porque Jesus disse: amai aos inimigos! (Nosso inimigo pode ser alguém que possa estar dentro da graça e projeto de Deus). 

Quantos de nós vezes somos inimigos de nós mesmos?

Julgar, perdoar, remir, condenar, vingar, penalizar, pecado, culpar, incriminar, ofender, magoar, repreender. Há um circulo de palavras que necessitam de uma avaliação e estudo. Todavia Mateus 18:35 cita que devemos perdoar o irmão, todavia no dicionário português/brasileiro a palavra perdão é mais simples: é desculpar, "conceder desculpas", inclusive poupar...

Vezes vemos que o perdão pode ser ofertado, como dito porque quem o necessita, "receber desculpas".Enfim, todos necessitam do perdão, mas como o mesmo é de graça muitos querem doá-lo como alimento do próprio ego.

Todo perdão só pode ser oferecido após julgamento. Como alguém vai perdoar a outrem sem um julgamento? Jesus perdoou porque Ele é o elo maior, e mesmo assim vezes ele citou "quem perdoa é o Pai",  Infelizmente nós vezes não queremos perdoar até quem acerta  porque não temos a equidade no pensar. Oh !! Preciso me desculpar, eu estava errado! 

Queremos perdoar o próximo, mas vezes e mais vezes não perdoamos “dentro”. Penso que a palavra "perdão" vezes torna-se muito mal colocada e não entendida, gerando um abuso a si mesmo. Como alguns dizem: perdoo, mas não esqueço, não se coloca um antiferrugem na alma.

Quando se é abusado, escarnecido, zombado ou se sofre abusos, o perdão vezes é apenas como uma autorização para que o abusador e escarnecedor continue a agir, vezes e mais vezes dentro de nós mesmos.

Como se diz: Perdoe a ofensa, todavia o ofensor pode acostumar e ver que vale a pena, e aí?

Quantos vivem se culpando, incriminando e repreendendo a si mesmo, sem sair do elo da auto-acusação,  prisioneiro de si e dos podres poderes que assim ensinam. Devemos nos afastar da reincidência. 

Quem condena ou perdoa é Deus – Não julgueis! – Não temos o poder  nem de julgar. O que podemos fazer é não nos deixarmos afetar tanto. Como diz: não sermos tão casquinhas de ferida, em sentirmo-nos ofendidos, ou mesmo buscar ofensas para justificação. Quanto mais perdoo mais crédito tenho !!!

Se não podemos julgar, muitos pensam em vingar, guardam por anos – um dia me paga! Isso é "perdoar" a outrem, ou nem a si mesmo? Perdoa mas guarda, entesoura o desgosto. Fica o desgosto arrotando na alma. Buscando novo agravo, ou ressentimento.

Todo perdão "a si mesmo" tem que gerar a “regeneração”, ou então não podemos nos afetar com atos opostos que não geram nem regeneram em nós a utilidade de Deus em nossas vidas. Nós nos julgamos todos os dias, assim poderemos nos perdoar ou condenar, todavia quem  é Juiz de todos é Deus.
Perdoar o escarnecedor? Jesus pelo que sei não perdoou o escarnecedor, cita o pensador: Loucos zombam  do pecado. Nem Deus perdoou o traidor, o abusador.

Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, logo implica: Amar a si mesmo, pois: como distribuir a outro o que não se possui?

Como citado: nem Deus perdoou o abusador, o zombador, e ainda diz: resisti ao abusador, enfrentai ao mau. Não quero aqui verbalizar, ensinar como se faz, porque todos humanos sofrem o peso do pecado da indecisão, por isso temos a Deus e Jesus nos exorta: Orai e Vigiai  - Penso que assim caminharemos em busca do bem maior.

O "perdão" ou não deixar-se afetar, não corrige o agravo nem o agravador, devemos lutar para que o rancor não se instale, não fique reprimido na memória gerando repulsa, antepatia. 

O distanciamento pode ser um bom lenitivo. O trato normal, para não se afetar, uma autoproteção para o gerador dos fatos, não podemos decidir sobre a vida alheia, mas um auto julgamento é a função do pensar, do diário auto-diálogo.

Somos escravos de nossa responsabilidade individual e diante do próximo, há coisas importantes a se fazer, estudar, aprender e executar. Não julgar, mas  selecionar, ponderar, avaliar, analisar e pedir a Deus o melhor caminho - Julgamos a nós mesmos, estamos evoluindo? caminhando? Jesus disse: Sou o CAMINHO.

Será que nossa humildade permite sermos perdoados, pelo mais simples? Será que aceitamos o perdão de nossas vítimas? Ou somos escravos  do falso "poder" de perdoar? Pedir perdão dói?  Infelizmente hoje vemos muitos "opressores perdoando suas vítimas", abusando, zombando, aproveitando. Como isso? Resisti ao mal !!!

Palavras: Decidir, arbitrar, ponderar, formar juízo, sentenciar, perdoar, graça, incriminar, culpar, repreender, vingar, afetar, rancor, ódio, ressentimento, condenar...

João 8:15
Rom 14:13
1ª Cor. 4:5
Tg  4:12
Atos 17:31
Mateus 7:1
Mateus 18:35

A pensar: Será que perdoamos quem sempre acerta? Ou todos erram?
Busquemos a Deus de bom grado, Ele nos oferta a Graça, a oportunidade - Quando erramos vamos avaliar, voltar e conscientizar que céus e terra passarão, mas a vontade o ideal de Deus permanecerá. Ultrapassará todas as vaidades das trevas !!!

Necessitamos de ficar atentos: Enquanto o ser humano busca honra ao mérito, adoece e acaba dando honra ao médico. Deus nos oferta a graça e não busca nosso mérito, senão não seria graça. Todavia a busca constante da regeneração é a gratidão que ofertamos diante da graça. Quantos doam o que sobra e se acha cheio de mérito? Ou diz: faço sem interesse algum! Porque sem interesse?

Eu me interesso e muito pela graça de Deus, só temos interesse pelo que nos ajuda a regenerar na alma, no espírito e no Caminho da Santificação em Jesus. Precisamos do conhecimento: O povo sofre por falta de conhecimento !!! Assim cita o Profeta.

Que Deus nos oriente e abençoe, perdoa-nos. – 25.12.2017

Reforçando: "Vezes queremos perdoar, quando estamos do mesmo necessitado" - Elank Lewer


Vezes gostamos das pessoas como ela não são, vezes também não gostam de mim como não sou, todavia continuo - apreciando a todas, porque isso faz parte de como sou.

Elvio Yahudá.

websete@gmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...