segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

REPREENSÃO - O CAMINHO DA SABEDORIA



Repreender = Advertir, censurar,disciplinar. Interessante a citação no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Ed.1.999, pág. 1746. À justiça cabe repreender os réus por infração das Leis.

Repreender tem muito haver com aprender, ou reaprender, pelo menos é o ponto em que foquei tal citação. Repreender com amor, com dedicação, nos leva a "aprender". Embora o aprendizado venha muito do aprendiz. Não há professor bom, educador bom, instrutor bom para aquele que não quer reter conhecimentos, ou modificar sua atitude diante de "atos e fatos da vida", como se diz. Só a vida mesmo.

Como cita o pensador:"Há muitos alunos, porém poucos estudantes" - Elanklever. O verdadeiro papel do aluno seria ser estudante, mirar a busca do conhecimento, mas infelizmente não tem sido assim, mudar, melhorar, crescer, transformar pelo conhecimento.

Aprender, reaprender - vezes aprendemos mas não aplicamos, não retemos, esquecemos. O treinamento nos faz praticantes do aprendizado.

A Bíblia nos fornece diversas passagens sobre repreensão, censura, disciplina, correção. Salmos 94:12.

Não vou citar aqui textos, existem centenas de textos sobre repreensão, censura, disciplina.

Infelizmente não recebemos de bom gosto repreensões. Claramente porque não queremos aceitar o poder que a repreensão tem sobre nossa liberdade. Logo se diz: Quem é...este ou aquele para me repreender? Quem pensa que é....? Etc... e tal. O que é liberdade? Será o direito de continuar agindo errado, contra si e a outros.

Uma pequena informação extra: Vivemos no mundo, dependemos do emprego, estudo, salário. Pesquisas mostram que de cada 10 pessoas dispensadas, 7 são por motivos de "dificuldade de convivência relacional. O mundo não quer correção, censura. Será que nas IGREJAS é diferente?

A repreensão mexe com aquele orgulho guardado a sete chaves, o ego deformado, cheio de razão nula, ou de mula. É, Jesus me libertou, como pode alguém querer colocar chaves nos portões de minha liberdade? Como pode ? Olha minha idade, minha posição, minha condição. Como se diz:
Como ousas ?

É..."Somos humildes para doar uma roupa velha, mas não para aceitar uma opinião nova" Elanklever, para recebermos um conserto, um tijolinho novo, trocar uma telha furada em nossos conceitos.

Na Bíblia só que eu vi tem uns 40, mas penso que tenha mais de 200 textos que citam sobre, repreensão, disciplina, correção, censura. Não é fácil não, mas queremos seguir O CAMINHO, ou ficar cozinhando em uma religião? Queremos regeneração ou titulo? Queremos satisfação ou purificação? E muito mais...Jesus disse: EU SOU O CAMINHO. Estamos caminhando com Jesus ou parado em uma placa?

Deus nos ofereceu a graça imerecida, devemos ter ciência e consciência, que precisamos nos aplicar no caminhar. O caminho é para todos, porém os passos são individuais. Lemos poucos a Bíblia, olha-se pouco para a bússola. Muitos que dizem sou, sou, sou...ééé, depois "disfarça" vai procurar culpados. Culpado é quem já morreu!

Deus corrige, repreende a quem ama. Queremos ser repreendidos, para aprender ou somos reacionistas religiosos? Buscarmos conhecimento para nos tornar auto corretivos, aprendemos e nos repreendemos, segundo os passos do caminhar com JESUS.

Vamos aceitar repreensões do Espirito de Deus, vamos reaprender, aprender. Seguiremos ? E também repreensões daquele que está em posição para isto. Vamos avaliar, mesmo que julgue o que o mesmo esteja errado, qual a "boa vontade dele ?"

Uma vez disse a uma pessoa a qual eu conversava.Meu velho ! Citando meu PAI  , levei a maior bronca porque chamei meu pai de velho. Mas eu tinha lido a passagem bíblica "AQUI PAULO, O VELHO", achei carinhoso dizer meu velho. Quando levei a bronca fiquei quieto a pessoa talvez não tivesse lido ou lembrado, mas não fez diferença.

DEUS REPREENDE A QUEM AMA. ASSIM COMO UM PAI OU UMA MÃE! 


Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.
Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?
Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.

Hebreus: 12 ...

Que Deus o acompanhe no CAMINHO. Sim junto aquele que disse: EU SOU .....

elvioaa2005@gmail.com


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...